logo-header-dra-simone-savaris
telemedicina

10 Causas de Coração Fraco

Atualizado em 30/08/2022

Um coração fraco pode ser consequência de diferentes doenças, tanto doenças cardíacas mesmo quanto doenças de outros órgãos que acabam afetando o coração.

O que é a doença do coração fraco?

Também conhecida como Insuficiência Cardíaca (IC), Doença do Coração Dilatado ou Doença do Coração Grande, essa doença se manifesta quando o músculo do coração sofre um dano e não consegue mais funcionar como deveria.

Hoje em dia classificamos a insuficiência cardíaca de acordo com o valor da fração de ejeção (FE), uma medida que é feita no exame de ecocardiograma e que nos diz se o coração está conseguindo bombear o sangue adequadamente para o corpo ou não.

Tipos de insuficiência cardíaca de acordo com a fração de ejeção (FE)

  • Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Preservada (ICFEp) – nesses casos a FE é maior do que 55%.
  • Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Levemente Reduzida (ICFElr) – nesses casos a FE fica entre 40 e 55%.
  • Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida (ICFEr) – nesses casos a FE está abaixo de 40%.

1. Na IC com FE preservada (ICFEP), o músculo do coração não está enfraquecido, ele consegue contrair adequadamente para bombear o sangue para o corpo. O problema acontece no momento em que o coração precisa relaxar para se encher de sangue, entre um batimento e outro – é como se o coração ficasse mais rígido e com dificuldade de relaxar para se encher de sangue.

2. Na IC com FE levemente reduzida (ICFElr), o coração está um pouco enfraquecido. Isso pode acontecer, mais comumente, em duas situações. Uma delas é quando o músculo do coração sofre algum dano nas células e perde um pouco da sua força, mas não de forma grave e, a outra, é quando o paciente tinha um coração mais fraco e com o tratamento ele recuperou um pouco da sua força – ainda não está normal, mas também não está com a fração de ejeção muito baixa.

3. Na IC com FE reduzida (ICFEr), o músculo do coração está bem enfraquecido e isso pode ser consequência de diferentes doenças, que é o assunto que vamos comentar abaixo, nesse post.

Causas mais comuns de coração fraco, ou, insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFEr)

Como já falei, existem diferentes razões que podem fazer o coração enfraquecer.

Isso pode acontecer tanto por doenças do coração mesmo, que se não forem identificadas e tratadas adequadamente, acabarão sobrecarregando o coração e deixando ele fraco com o passar dos anos, quanto por doenças de outros órgãos, como a tireoide, por exemplo, e que também precisam ser descobertas e tratadas para evitar que o coração fique cada vez mais fraco.

Vamos então para a lista das 10 causas de insuficiência cardíaca:

1 – Pressão alta

O coração não foi feito para trabalhar sobre pressão! Pode parecer uma piada, mas é isso mesmo.

Existem algumas razões pelas quais a pressão normal é a famosa “120x80mmHg” ou, se não for isso, que seja pelo menos abaixo de 140x90mmHg. Uma dessas razões é o fato de que se a pressão arterial for maior do que isso, por dias, semanas, meses e anos, o coração precisa fazer mais força e trabalhar mais a cada batimento para conseguir bombear o sangue para o corpo e, com o passar dos anos, ele começa a cansar e a enfraquecer.

Por isso, é muito importante que você meça a sua pressão pelo menos 1-2x por ano e, no caso dela estar elevada, mesmo que você não sinta nada, você deve procurar um cardiologista e fazer uma avaliação.

2 – Arritmias cardíacas

Outra causa comum de enfraquecimento no coração.

O mecanismo é diferente, mas parecido com o da pressão alta.

O coração normalmente bate em um ritmo regular, que é chamado de ritmo sinusal (porque a origem do batimento cardíaco acontece em um lugar do coração que se chama nó sinusal). Quando uma pessoa tem uma arritmia e o coração bate de forma descompassada, desregulada, lenta demais ou rápida demais, a cada batida do coração não é bombeada a quantidade de sangue que deveria ser e isso também sobrecarrega o coração.

Se a arritmia for identificada e tratada, o risco do coração enfraquecer é mínimo. Mas se a arritmia permanecer descontrolada por meses e anos, há uma grande chance da fração de ejeção diminuir, indicando que o coração está fraco.

3 – Doenças das válvulas cardíacas

As doenças das válvulas, tanto a insuficiência quanto a estenose, podem sobrecarregar e enfraquecer o coração.

Quando as válvulas tem acometimentos leves, o coração não fica sobrecarregado, porém o acompanhamento dessas doenças é fundamental para que, se em algum momento for necessário fazer cirurgia, essa seja feita antes que o coração enfraqueça por causa da válvula doente.

4 – Doença de Chagas

Os casos de doença de Chagas no Brasil tem sido cada vez menos, porém ainda existem.

A doença de Chagas é transmitida pelo mosquito barbeiro infectado com Tripanossoma cruzi, por transfusão sanguínea ou também pelo consumo de alimentos contaminados, triturados com o mosquito barbeiro (como açaí e caldo de cana).

5 – Diabetes

O diabetes é uma doença que aumenta o risco de ter insuficiência cardíaca mesmo que você não tenha entupimentos nas artérias. E se tiver, você vai ter dois fatores de risco, o que é ainda pior.

Pessoas que tem diabetes tem 2-4x mais chances de ter o coração fraco.

6 – Infarto e entupimentos nas artérias

Essa é a principal causa de insuficiência cardíaca no mundo.

A doença arterial coronariana, ou seja, a presença de placas de gordura que prejudicam a passagem de sangue oxigenado pelas artérias do coração, é a principal causa de enfraquecimento do músculo cardíaco.

E sabe o que? Na maioria das vezes, ela pode ser prevenida!

7 – Doenças da tireoide

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem prejudicar o funcionamento do coração, levando ao aparecimento da insuficiência cardíaca.

8 – Quimioterapia

Alguns tipos de medicamentos usados na quimioterapia, como por exemplo para o tratamento do câncer de mama, podem ser cardiotóxicos, ou seja, podem causar dano nas células do coração e causar enfraquecimento do coração.

Nesses casos, é importante o acompanhamento em conjunto do oncologista e do cardiologista para monitorizar a função do coração durante o tratamento do câncer e identificar precocemente os sinais de acometimento do coração para evitar um enfraquecimento maior.

9 – Miocardite

A miocardite é a inflamação do músculo do coração.

Ela pode acontecer por diferentes razões, sendo a mais comum uma infecção viral ou bacteriana. A miocardite ficou mais conhecida pela população em geral depois da pandemia do COVID19, mas ela já existia antes disso, sendo causada também por outros vírus.

Muitas pessoas tem medo de ter miocardite relacionada à vacina da COVID, mas vale lembrar que esse risco é muito baixo e o risco de ter miocardite relacionado à doença propriamente é 20x maior – então vale a pena se vacinar e correr um risco bem menor.

10 – Cardiomiopatia alcoólica

Sim, apesar de todo mundo ouvir falar por aí que beber uma taça de vinho faz bem para o coração, isso não se aplica para todo mundo.

Algumas pessoas podem ter uma sensibilidade maior ao álcool, principalmente quando a pessoa bebe muito e por muitos anos, além de poder prejudicar o funcionamento do fígado causando cirrose, a bebida alcoólica pode ser diretamente tóxica para as células do coração, causando seu enfraquecimento.

Outras causas

Existem ainda outras causas de enfraquecimento do coração, como a miocardiopatia não-compactada (uma doença congênita), outras cardiopatias congênitas, obesidade, hemocromatose (depósito de ferro no músculo do coração), amiloidose, sarcoidose, doença renal crônica e outras.

A insuficiência cardíaca é uma doença comum, crônica e se não for diagnosticada e tratada adequadamente, pode se tornar muito grave. Então, se teus familiares tem história de doença cardíaca ou se você sentir qualquer coisa diferente que pode ter origem no coração, procure um cardiologista o mais breve possível.

Dra Simone
Dra. Simone Savaris
Cardiologista Clínica pelo Instituto de Cardiologia de Porto Alegre.

Especialista em Insuficiência Cardíaca e Transplante de Coração.

Fellowship em Cardiologia no no Mount Sinai Hospital (MSH) - Toronto.
Lattes | Dra. Simone SavarisGoogle Scholar | Dra. Simone Savaris
conheça a dra.
This error message is only visible to WordPress admins
Error: There is no connected account for the user 17841401825320720.
Entre em Contato | Dra. Simone Savaris
magnifiercrossmenu