
Sumário
Você sabe quem é a aorta?
A aorta é o maior vaso sanguíneo do corpo. Ela emerge diretamente do coração e após desce, através do tórax, até o abdome. Caracteriza-se por seu grande diâmetro e pela presença de fibras elásticas em suas paredes garantindo elasticidade importante, característica muito relevante fisiologicamente, pois quando o ventrículo esquerdo (VE) se contrai para ejetar o sangue em direção à aorta, ela se expande de modo a acomodar o volume sanguíneo. Essa distensão permite a manutenção da pressão sanguínea durante a diástole, momento em que a válvula aórtica se fecha e ocorre o enchimento do coração para novamente bombear sangue, no próximo batimento.
Particularidades sobre a aorta, a maior artéria do nosso corpo
Histologicamente, assim como outras artérias, a aorta também possui uma parede formada por três camadas: túnica íntima, túnica média e a túnica adventícia. A delimitação destas camadas tem importância clínica na classificação de algumas patologias da aorta, como a dissecção.
Você sabia que todas as artérias do corpo, exceto as pulmonares, emergem da aorta ou de algum de seus ramos principais? É isso mesmo!
A aorta origina-se a partir do VE e é subdividida em aorta torácica (ascendente, arco aórtico e descendente) e aorta abdominal.
A aorta ascendente emerge do VE e seus primeiros ramos são as artérias coronárias, as quais se estendem a partir do seio coronariano e fornecem sangue arterial para o coração.
O arco aórtico localiza-se à frente da artéria pulmonar direita e da bifurcação da traqueia, dando origem a três vasos arteriais muito importantes que suprem a cabeça e os membros superiores. São eles, o tronco braquiocefálico (que origina a artéria carótida comum direita e a artéria subclávia direita), a artéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda.
A aorta torácica descendente, por sua vez, está situada posteriormente no tórax, próxima à coluna vertebral, para a qual fornece suprimento sanguíneo.
Já a aorta abdominal é a continuação da aorta descendente e seu primeiro ramo é o tronco celíaco, em seguida dando origem à artéria mesentérica superior, as artérias renais direita e esquerda e a artéria mesentérica inferior, irrigando, deste modo, todos os grandes órgãos do abdômen.
Por fim, a aorta bifurca-se em artérias ilíaca comum direita e esquerda – as quais originam os ramos arteriais que fornecem suprimento sanguíneo para os membros inferiores.
Referências:
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.