logo-header-dra-simone-savaris
telemedicina

Colesterol LDL - como interpretar o resultado?

Eu tenho certeza que você já viu aquela tabela de referência dos valores considerados normais para o colesterol LDL e ficou pensando "como assim? onde eu me encaixo aqui?".

Pois bem, vou explicar isso para você entender e nunca mais fazer um nó na cabeça quando chegar teus exames de rotina e você dar aquela conferida no colesterol.

Pensando no risco...

Aquela tabela foi desenvolvida baseada no risco cardiovascular de cada indivíduo e é por isso que em vez de estar escrito "normal", "baixo" e "alto" nos valores de referência, ou apenas "normal" e "alterado", como é para a maioria dos outros exames, você encontra a descrição de desejável, limítrofe, risco baixo, risco intermediário, risco alto e risco muito alto - com variações a depender de cada laboratório também.

Então, quando você vê lá os valores de referência do exame desse jeito:

  • Risco muito baixo < 160mg/dL
  • Risco baixo < 130mg/dL
  • Risco intermediário < 100mg/dL
  • Risco alto < 70mg/dL
  • Risco muito alto < 50mg/dL

Significa que se o teu risco cardiovascular é muito baixo, ou seja, teu cardiologista te atendeu, conversou com você durante a consulta, avaliou todos os detalhes do teu caso (tua idade, gênero, tua história familiar, teus sintomas, tua pressão arterial, teus hábitos de vida e também os resultados dos teus exames todos, não só o perfil do colesterol) e concluiu que o risco de você ter um infarto ou um AVC nos próximos 10 anos é muito baixo - então, de acordo com as diretrizes atuais, são aceitáveis níveis de colesterol LDL de até 160mg/dL.

Agora, se o teu risco cardiovascular é muito alto, ou seja, se você já teve um infarto alguma vez na vida, a META para você é manter um colesterol LDL ainda mais baixo, preferencialmente abaixo de 50mg/dL.

Conseguiu entender? Então quando você encontra o valor de referência descrito dessa forma que listei acima, significa que de acordo com o TEU RISCO CARDIOVASCULAR você terá uma META ESPECÍFICA de LDL-colesterol.

Outra forma que você pode encontrar é

Algumas outras vezes o valor de referência do laboratório vem descrito assim:

  • < 100mg/dL -> ótimo
  • 100-129mg/dL -> desejável
  • 130-159mg/dL -> limítrofe
  • 160-189mg/dL -> alto
  • ≥ 190mg/dL -> muito alto

Quando a tabela dos valores de referência é apresentada assim, significa que valores de colesterol LDL abaixo de 100mg/dL são considerados ótimos, enquanto valores maiores ou iguais a 190mg/dL são considerados muito altos para qualquer pessoa.

Mas aqui vale lembrar que cada indivíduo tem suas particularidades e isso deve ser sempre considerado também, afinal você não é um número, você é uma pessoa com todos os teus órgãos e sistemas funcionando todos os dias e mais todos os fatores externos que influenciam na tua saúde e isso sempre deve ser avaliado e não apenas o número que aparece no resultado do exame!

Pense nisso quando você tiver dúvidas sobre colesterol e sempre que tiver outras dúvidas pergunte ao seu médico na consulta!

Dra Simone
Dra. Simone Savaris
Cardiologista Clínica pelo Instituto de Cardiologia de Porto Alegre.

Especialista em Insuficiência Cardíaca e Transplante de Coração.

Fellowship em Cardiologia no no Mount Sinai Hospital (MSH) - Toronto.
Lattes | Dra. Simone SavarisGoogle Scholar | Dra. Simone Savaris
conheça a dra.
This error message is only visible to WordPress admins
Error: There is no connected account for the user 17841401825320720.
Entre em Contato | Dra. Simone Savaris
magnifiercrossmenu