Sumário
O check up cardiovascular é a avaliação feita para tem com objetivo principal ter certeza que está tudo bem com a tua saúde e com o teu coração.
Quem precisa fazer um check up?
A recomendação é que todos os adultos com mais de 40 anos iniciem o acompanhamento cardiológico anual, caso não tenham nenhuma doença, nenhum sintoma e não tomem nenhum remédio contínuo, bem como não tenham história familiar de doença cardíaca.
Nos casos de ter algum sintomas como: dor no peito, falta de fôlego para fazer esforços físicos ou mesmo em repouso, sentir o coração acelerado, inchaço nas pernas, tontura ou desmaios, é importante fazer uma consulta cardiológica para investigar a causa, independente da sua idade.
Outro motivo para fazer um check up cardiológico é a história familiar de doença cardíaca. Consideramos uma história familiar mais importante aquela que acontece em familiares de primeiro grau (pai, mãe, irmão ou irmã) e que aconteceu em familiares do sexo masculino antes dos 55 anos e do sexo feminino antes dos 65 anos.
Para que serve o check up cardiológico?
As consultas de check up e os exames complementares que são feitos nessas avaliações de rotina são importantes porque nos permitem identificar mudanças nos teus níveis de pressão e o aparecimento de hipertensão arterial precocemente – antes que você tenha uma complicação da pressão alta, como infarto, AVC, insuficiência renal ou perda da visão -, também são feitos exames para avaliar o perfil do colesterol, os níveis de glicose e outros ainda.
Esta avaliação completa torna possível tanto o diagnóstico quanto o tratamento precoce de doenças que são fatores de risco para eventos cardiovasculares, como infarto e o enfraquecimento do coração.
Prevenção
Além disso, vale lembrar que a maioria dos casos de infarto poderiam ser evitados se as pessoas fizessem consultas de check up e tratassem doenças silenciosas, como a pressão alta.
As orientações sobre quais são os hábitos de vida mais saudáveis para o seu coração, quais são os melhores alimentos para ingerir e o que se deve evitar, quais atividades físicas você deve fazer e em qual intensidade fazem parte de uma consulta de check up cardiológico completa e do acompanhamento regular
Não fumar, não ser sedentário e manter o peso adequado para sua altura são os primeiros passos para evitar danos ao coração, mas só isso não é suficiente para reduzir as chances de infarto, teu coração precisa de um cuidado adicional para que ele seja forte por toda a vida – e esse cuidado só depende de você!