Sumário
A hipertensão arterial sistêmica, mais conhecida com pressão alta, é uma das doenças mais comuns que existem!
E além dela ser uma doença em si, ela também é considerada um FATOR DE RISCO para o aparecimento de outras doenças mais graves, como o infarto, o AVC, a insuficiência renal – que é quando os rins progressivamente vão deixando de funcionar direito, e também a perda da visão por acometimento das artérias da retina.
Na maioria das vezes, uma pessoa que tem hipertensão arterial sistêmica passa muitos anos da vida sem ter nenhum sintoma. É muito comum as pessoas acharem que a pressão alta causa dor de cabeça, quando na verdade a dor (seja ela na cabeça, no joelho ou na barriga) é um estímulo que faz a pressão arterial subir – e eu falo mais sobre isso nesse vídeo.
Por mais incrível que possa parecer, a pressão alta é uma das doenças MAIS SIMPLES e FÁCEIS de ser diagnosticada.
Não precisa de nenhum exame complexo ou muito caro. Não precisa de nenhum exame invasivo ou que se utiliza contraste. Nada disso.
Para descobrir se você é hipertenso, basta ter um aparelho digital de medir a pressão (de preferência aqueles que se coloca no braço e não no punho) e saber o passo-a-passo para medir a pressão corretamente, e você já poderá saber se sua pressão é normal ou suspeitar de ter pressão alta.
Abaixo vou colocar uma lista de critérios que você deve cuidar na hora de medir a pressão arterial (PA), para que não tenha um resultado falso na medida:
Dependo dos valores que você encontrou nas medidas, você pode ser classificado em alguma das categorias dessa tabela:
A pressão arterial é considerada normal quando ela não passa de 130x85mmHg. Acima disso, já é preciso abrir o olho porque você pode estar na fase de pré-hipertensão e se não tomar medidas logo, a tendência é acabar na hipertensão mesmo!
Quando temos valores ainda mais alto, podemos ter desde hipertensão arterial mais leve até níveis mais graves, que é a hipertensão arterial do estágio 3.
Não!
Como funciona isso? Você vai medir a tua pressão em horários diferentes e em dias diferentes, seguindo todas as orientações da medida correta da pressão arterial.
É natural e esperado que os valores encontrados sejam diferentes, mas idealmente essa variação deve acontecer sempre abaixo de 130x85mmHg e não acima disso. É claro que se uma vez no mês você estiver com a pressão 140x90mmHg, não precisa se desesperar e sair correndo, pode ser que você estava mais ansioso ou agitado, que teve um estresse no trabalho, que tinha saído para jantar com os amigos e comeu algo mais salgado ou bebeu um pouco a mais e aí a pressão subiu.
Se isso acontecer pontualmente, ou seja, acontece uma vez a cada mês ou dois meses e a pressão não chega a níveis muito altos, ela fica perto do limite ali da pré-hipertensão, pode ser uma variação ainda dentro do normal. Por outro lado, se você tem picos de pressão que chegam a 160x100mmHg, por exemplo, ou até mesmo de 140x90mmHg e isso acontece de maneira mais frequente, praticamente toda a semana ou mais de uma vez na semana, aí sim, tem uma chance bem grande de que você seja hipertenso!
Se a sua pressão estiver sempre dentro dos níveis normais, maravilha!
Continue cuidando da tua saúde, mantenha uma vida ativa e pratique exercícios com regularidade. Não descuide da alimentação, busque sempre comer alimentos mais naturais e evitar industrializados. Além disso, lembre sempre de dar uma conferida na pressão de vez em quando, como uma a duas vezes no mês – e no caso de ela começar a ficar mais alta, verifique mais vezes na semana para confirmar.
Por outro lado, se você observar que em todas as medidas ou, pelo menos, com uma certa frequência a sua pressão está mais alta do que os valores considerados normais, marque uma consulta cardiológica o mais breve possível para investigar a causa desse aumento dos níveis de pressão e também fazer o tratamento mais adequado para o teu caso – evitando assim a sobrecarrega para o coração e para as tuas artérias e evitando que você tenha alguma daquelas complicações que falei no início do texto (como infarto, AVC, insuficiência dos rins, perda da visão e outras complicações pelo dano causado nas artérias do teu corpo).
Lembre que, na maioria dos casos, uma pessoa que tem pressão alta não vai ter nenhum sintoma antes de ter uma complicação grave.
É por isso que consultas rotineiras são importantes, para que se possa detectar níveis mais altos de pressão precocemente e não apenas depois de já ter um infarto ou um AVC, é justamente para prevenir isso.