logo-header-dra-simone-savaris
telemedicina

Isquemia Cardíaca

A isquemia cardíaca é uma condição na qual o músculo do coração funciona recebendo menos sangue oxigenado do que precisa.

O que causa a isquemia cardíaca?

A isquemia cardíaca é causada pela obstrução do fluxo de sangue para as artérias que alimentam o coração com oxigênio e nutrientes.

A principal causa dessa obstrução é a formação de placas de gordura dentro da artéria. Essas placas se formam ao longo de anos, em pessoas que tem algum fator que predispõe ao seu aparecimento.

E quais são esses fatores que fazem as placas de gordura se desenvolverem?

  • Colesterol LDL (ruim) muito alto
  • Diabetes mal controlada
  • Pressão alta sem tratamento adequado
  • Sedentarismo
  • Obesidade
  • Tabagismo

Esses são alguns dos fatores que danificam as artérias, cada um deles causa uma inflamação dentro da artéria e isso faz com que se acumulem substâncias na parede interna dela - chamada de endotélio.

A formação da placa de gordura passa por alguns estágios, o primeiro estágio é o da inflamação do endotélio, em que ocorre um espessamento da parede da artéria com acúmulo de macrófagos e de moléculas de gordura como o LDL, formando um núcleo lipídico coberto por uma capa fibrosa, de colágeno - este é o segundo estágio.

Essas placas de gordura podem aumentar de tamanho com o passar do tempo, pois cada vez se acumulam mais substâncias e também podem acabar evoluindo com necrose do núcleo lipídico e com regiões mais calcificadas.

O que uma pessoa com isquemia cardíaca sente?

O principal sintoma, disparado, é a dor no peito.

É comum que em fases iniciais a dor no peito só apareça quando a pessoa faz esforços físicos extenuantes, como praticar um esporte ou subir alguns lances de escada correndo. Caso essa pessoa não faça uma investigação e o tratamento adequado, o sintoma vai progredindo - porque a obstrução à passagem de sangue vai se tornando cada vez maior.

Depois de meses, essa mesma pessoa começa a ter dor no peito ou sentir falta de ar para subir 2 lances de escada em ritmo normal e precisa caminha mais devagar que as outras pessoas, se caminhar no mesmo ritmo tem dor no peito e precisa parar para se recuperar.

É comum que esse tipo de dor no peito alivie quando a pessoa pare de fazer o esforço físico - isso acontece porque em repouso a quantidade de sangue oxigenado que passa pela obstrução é suficiente para atender às necessidades do coração, mas conforme a pessoa se exercita e exige mais do coração, a dor aparece.

Se ainda assim, a pessoa não descobrir que tem isquemia cardíaca, pode chegar ao nível de ter dor no peito para esforços mínimos, como varrer a casa ou tomar banho. E, em casos extremos, a dor no peito pode surgir em repouso, como por exemplo, enquanto assiste televisão.

Há também outros sintomas que podem indicar isquemia no coração, sendo os mais frequentes a falta de ar para fazer atividades do dia-a-dia, o aparecimento de arritmias e o desmaio.

E se a pessoa não descobrir a isquemia cardíaca, quais são as consequências?

O principal risco, nesses casos, é que a pessoa apresente um infarto. Além disso, também podem ocorrer arritmias cardíacas graves e o coração pode ficar cada vez mais fraco como consequência da falta de oxigênio e nutrientes para as suas células.

Na maioria das vezes, o infarto pode ser evitado se a isquemia cardíaca for identificada e tratada desde suas fases iniciais, quando a placa de gordura que obstrui a passagem de sangue ainda é pequena e quase insignificante.

Se você tiver qualquer sintoma que suspeite de isquemia cardíaca, história genética de pai, mãe ou irmãos que infartaram ou tem qualquer fator de risco, não deixe a investigação para depois!

Dra Simone
Dra. Simone Savaris
Cardiologista Clínica pelo Instituto de Cardiologia de Porto Alegre.

Especialista em Insuficiência Cardíaca e Transplante de Coração.

Fellowship em Cardiologia no no Mount Sinai Hospital (MSH) - Toronto.
Lattes | Dra. Simone SavarisGoogle Scholar | Dra. Simone Savaris
conheça a dra.

Agende sua consulta

clique aqui e agende
This error message is only visible to WordPress admins
Error: There is no connected account for the user 17841401825320720.
Entre em Contato | Dra. Simone Savaris
magnifiercrossmenu